Capa » Dicas sobre Depilação » Tipos de Depilação

Tipos de Depilação

Conforme o tipo de pele e a necessidade de cada corpo, a mulher deve escolher a técnica de depilação que mais lhe fará bem, trazendo os resultados esperados. Entre as técnicas mais conhecidas, estão a threading (depilação com linha), com cera, com creme depilatório, com depilador elétrico, com lâmina ou as técnicas de depilação definitiva, entre eles, com laser, eletrólise ou luz pulsada intensa.

Threading (Depilação com Linha)

Nesta técnica, a mulher retira os pêlos do lugar desejado com uma linha de algodão, apenas entrelaçando-a e deslizando sobre a pele, assim os pêlos são retirados pela raiz. Esta técnica é uma das mais antigas, utilizada com frequência quando do surgimento da depilação no Sul Asiático e Médio Oriente. Esse método é indicado para peles mais sensíveis, pois não corta, não queima, nem provoca reações alérgicas, além de ser menos doloroso e não criar borbulhas nem irritações. O threading também colabora no retardamento do crescimento dos pêlos e, após três sessões, ajuda a desencravar pêlos. A pele também fica suave, sendo indicada principalmente para a depilação das sobrancelhas, pois é uma técnica delineadora e oferece um ótimo resultado.

Depilação com Cera

Talvez a mais comum entre as mulheres, essa técnica consiste em grudar uma cera especial na pele e puxar para retirar os pêlos. Pode-se fazer esse tipo de depilação em casa ou com uma profissional. O material, no caso a cera, pode ser comprada ou produzida em casa e usada fria ou quente. Com a cera fria, o resultado não é tão eficaz, porém é mais prática para manejar. Já a cera quente traz melhores resultados, mas o seu manuseio é mais trabalhoso. Após utilizar a cera, é indicado sempre descartá-la para não haver contaminação. Também é importante que a mulher consulte um médico, quando for usar a cerca pela primeira vez, pois em alguns casos pode desenvolver alergias ou irritações na pele. Tanto a cera fria como a quente retira os pêlos pela raiz. Assim, a cada sessão de depilação, os pêlos nascem mais fracos e finos.

Depilação com creme depilatório

O creme depilatório é uma opção para quem não se adaptar com a cera. A composição química do creme possibilita o amolecimento dos pêlos, assim, facilitando a sua retirada. Depois de passar uma camada grossa de creme no local que se quer tirar os pêlos, devem-se aguardar alguns minutos para então removê-lo. É importante ler as indicações de cada fabricante sobre tempo de exposição e retirada do creme, além de fazer um teste em uma área pequena do corpo para verificar a sensibilidade da pele em relação ao produto. Essa técnica não é a mais eficaz, pois não arranca o pêlo pela raiz e eles crescem rapidamente, no entanto, não causa nenhuma dor.

Depilador Llétrico

É a técnica que mais causa dor, porque a depilação é feita com um aparelho formado por diversas pinças metálicas. O aparelho retira os pêlos pela raiz e o resultado é muito eficaz.

Depilação com Lâmina

É o método mais prático, porém, o menos eficiente, uma vez que os pêlos voltam a crescer em dois ou três dias. A depilação com lâmina também é a maior responsável por pêlos encravados, foliculite (inflamação ou infecção do poro por onde o pêlo sai) e manchas em áreas como virilha e axilas.

Depilação Definitiva

Com laser, eletrólise ou luz pulsada intensa, a depilação é definitiva. Na depilação a laser, usa-se um aparelho de grande eficiência na retirada dos pêlos, tanto em corpos com pêlos claros ou peles morenas e negras. Já a eletrólise é um procedimento onde é colocada uma agulha dentro de cada folículo, e por onde passa uma corrente elétrica que queima a raiz de cada pêlo, danificando ou destruindo o bulbo. Existe ainda a depilação à luz pulsada, feita com a aplicação de suaves pulsos de luz na pele, através de uma lâmpada de xénon. A luz é absorvida e convertida em calor pela melanina presente no pêlo, enfraquecendo progressivamente os foliculose inibindo o crescimento do pêlo.

3 comentários

  1. depilar om o creme depilatorio faz crescer mai grosso ou mias fino?
    escurece o local?
    no meu caso eu queria passar no buço qual tipo de depilação tu acha mlhor pra mim?

  2. qualquer coisa entra em contato cmg no meu email ok?

  3. Obrigado pelas dicas sabrina foram muito nescessarias para min.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*