Capa » Dicas sobre Depilação » O que é Depilação?

O que é Depilação?

Depilação é um ato comum e cotidiano realizado por praticamente todas as mulheres. Costuma-se depilar as axilas, virilhas e pernas, porém, algumas mulheres também depilam outras regiões do corpo, como buço e braços. A depilação consiste na extração intencional de pêlos do corpo de forma definitiva ou temporária. Embora no Brasil seja um costume bem difundido entre as mulheres, está relacionado diretamente com a questão cultural local, uma vez que em alguns outros países, europeus, por exemplo, a depilação não está muito difundida.

Depilação – uma técnica antiga

No entanto, a depilação é uma técnica bastante antiga vinda do Sul Asiático e do Médio Oriente. Desde o início, as culturas que abdicaram à técnica da depilação a fazem por questões relacionadas à eliminação do excesso de pêlos e penugens para fins estéticos e para higiene pessoal.

Estudos mostram que por volta de 1500 a.C. os homens já removiam os pêlos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio. Enquanto os romanos adicionavam à receita soda cáustica nas composições depiladoras. A história aponta que Cleópatra, inclusive, retirava os indesejáveis pêlos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente. Ou seja, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os depilatórios químicos não são uma invenção contemporânea. Mas por séculos a depilação a base de químicos ficou adormecida, voltando à tona muito tempo depois.

Diferentes técnicas para depilar

A extração dos pêlos geralmente é realizada de maneira superficial e, para tanto, existem diferentes técnicas. Entre as mais conhecidas, estão: depilação com cera, com creme depilatório, com depilador elétrico, com linha ou com lâmina. No caso da depilação definitiva, a extração do pêlo é feita através de sua raiz e como o próprio nome já diz, o pêlo não volta a crescer. Neste sentido, muitas mulheres têm optado por depilar a sobrancelha para depois tatuar uma nova e definitiva no lugar.

Defensores dos pêlos

No entanto, algumas pessoas, aparentemente uma minoria, defendem a não eliminação dos pêlos. Para eles, a necessidade de se depilar é um mito criado pela sociedade e que, por isso, se criou uma falsa verdade ao dizer que mulheres que não se depilam são menos atraentes. Para eles, essa idéia é uma deturpação da figura feminina que leva ao esgotamento do erotismo. Também dizem que o ato de se depilar é somente uma maneira que as mulheres encontram para se enquadrar num padrão de beleza pré-estabelecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*