Capa » Dicas sobre Depilação » Alergia à Depilação

Alergia à Depilação

Por mais que a depilação possa ser um procedimento imprescindível para algumas mulheres, é importante observar se a técnica utilizada para tirar os pelos do corpo não está causando nenhuma alergia ou irritação na pele. Uma depilação mal feita também pode resultar em quadros alérgicos. Outra situação é a pessoa já possuir alguma alergia, neste caso uma avaliação médica vai identificar qual o método de depilação que pode ser praticado.

Alergia à Depilação

Alergia à Depilação

Alergia à depilação com cera

A depilação com cera pode causar a foliculite, que é uma inflamação dos pelos que ocorre porque eles não conseguem crescer internamente e, assim, não têm forças para romper a pele. A foliculite pode dar origem àquelas bolinhas ou pontinhos vermelhos na pele que coçam muito. Caso elas apareçam, não é necessário parar de vez com os procedimentos depilatórios, mas é indicado ter alguns cuidados.

Para evitar novas inflamações, é necessário limpar a pele antes da depilação, com um esfoliante para desobstruir os poros. Este vai prevenir que os pelos encravem. Outra dica é, na hora da depilação, puxar a cera sempre para o lado contrário ao do crescimento. Melhor ainda se, no dia seguinte, passar a gilete sobre a pele para fazer a ponta dos pelos ficar mais forte.

Alergia à depilação com lâmina

Outro fator que causa a foliculite, tanto na depilação com lâmina quanto com cera, é provocado pela dilatação dos poros, durante a depilação. Assim, a pele transpira, libera suor e óleos que se misturam à poluição, provocando a inflamação. A técnica com lâmina também pode infeccionar devido ao seu uso repetitivo em uma mesma área.

Alergia à depilação com cremes depilatórios

Possivelmente a alergia à depilação é mais comum em pessoas que usam cremes depilatórios. Por isso, é sempre indicado que se faça um teste com o produto em uma parte pequena do corpo. A técnica pode ainda aumentar alergias já existentes na pele, como acne, descamação e outras. Além disso, os cremes para depilar não são recomendados para quem passou por tratamento estético ou dermatológico recentemente.

O que pode causar alergia também é a composição desses produtos, uma vez que é composto por diversas substâncias químicas que enfraquecem o pelo para ser removido. Por isso, é importante, além de fazer o teste com o produto, seguir a risca as instruções nele contidas, como manter o creme durante poucos minutos antes de iniciar a depilação.

4 comentários

  1. Faço depilação com cera quente em um salão mas minha perna fica MUITOO vermelha e cheia de bolotas que coçam muito e quando o pelo começa a crescer minha perna fica toda machucada e eu não tenho coragem de sair de short porque fica muito feio. Eu também não posso fazer foto depilação porque tenho vitiligo no cabelo e não é recomendável e a depilação a laser dói muito!! O que eu faço??

  2. me ajudou muito essas dicas

  3. Conclusão não me posso depilar, se faço a gilete fico com a pele irritada cheia de alergia, se faço com cera os pelos encravam. Ora bolas! Já tentei de tudo, esfoliante caseiro feito com mel e açúcar (sim porque com sal e óleo pra mim está fora de questão, ainda me irrita mais pele) até já comprei voar luvas próprias pra esfoliar.. Estou farta , não sei o que fazer. Não tenho dinheiro pra fazer a laser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>